Informativo Outubro/Novembro

 Em Outubro foram realizadas excursões para duas conhecidas montanhas da região de Joinville/SC, o Morro da Tromba e o Pico Jurapê. Com pouca experiência nestes picos o grupo Manoa optou por fazer caminhadas de reconhecimento das trilhas com grupo pequeno. 
 O Pico Jurapê que apresenta um nível de dificuldade classificado como "difícil" possui trechos de trilha perigosos, sendo necessário o auxílio de cordas que estão fixadas nos locais mais íngremes da subida. Em ritmo normal de caminhada, chega-se ao cume após cerca de 4 horas de caminhada de onde a montanha oferece uma belíssima visão da região de Joinville incluindo outras montanhas nas proximidades como o Morro Pelado. De acordo com o Montanhista  Reginaldo Carvalho de Joinville, a primeira ascensão ao cume que atinge 1149 metros foi realizada no dia 06 de junho de 1886 pelo imigrante suíço Johan Paul Schmalz, juntamente com uma equipe de seis pessoas. Esta subida é reconhecida como o início do Montanhismo em Santa Catarina, já que os participantes tinham como principal objetivo alcançar o cume.

 Mas nem só de montanha foi o mês de outubro para nós da Manoa Expedições. No dia 23  o grupo foi  homenageado, na cerimônia de comemoração aos 20 anos de atuação do Consórcio Intermunicipal Quiriri, pelas práticas e pesquisa no âmbito de patrimônio, preservação, educação ambiental e cooperação. Agradecemos de coração os anos de amizade e cooperação, e para nós é uma honra fazer parte desta história.
Tiago leal com Leoni Fuerst
 No início de Novembro o Centro Excursionista Manoa Expedições realizou pela segunda vez a Travessia Morro do Papanduva / Monte Crista  percorrendo cerca de 50 Km na região entre as Serras do Araçatuba, do Imbira e do Quiriri nos municípios de Tijucas do Sul - PR e Garuva - SC.

 A Travessia foi realizada em quatro dias em um ritmo normal de caminhada, considerando que buscamos aproveitar toda beleza oferecida pelas paisagens dos campos de altitude, fotografando, gravando vídeos, observando os diversos marcos do patrimônio histórico, as beleza naturais, as espécies, estudando a geologia, e também os impactos ambientais. 
Segue uma pequena descrição do trajeto:

No primeiro dia subimos a Serra do Araçatuba partindo da localidade de Matulão em Tijucas do Sul, descemos o inferno verde e alcançamos os morros Baleia e Moreia ainda no Paraná. Montamos nosso primeiro acampamento já na área da Comfloresta em meio a floresta de Pinus. No segundo dia caminhamos muito para vencer o o labirinto das estadas cercadas de pinus e o Morros que separam a o vale da Comfloresta e a Serra do Quiriri tendo alcançado na parte da tarde o Marco e pedra da Divisa. Acampamos a segunda noite já próximos da Fazenda Alto Quiriri. O terceiro dia foi mais tranquilo, optamos por caminhar um pouco menos e aproveitar as paisagens do Campo do Sales. Uma chuva forte pegou o grupo de surpresa e decidimos então acampar na terceira noite junto a casa de pedra do Campo do Sales. No quarto dia descemos pelo Caminho velho até a região da "Cabeluda" de onde continuamos pela trilha descendo o Monte Crista, final da nossa travessia.

Ainda em novembro sobrou tempo para mais uma ascensão ao Monte Crista acompanhando um grupo de amigos e parentes do nosso querido companheiro e membro fundador da Manoa Expedições André Almir Kastner, falecido em 2016. Com muita chuva não faltou disposição para superar as dificuldades e curtir uma noite de acampamento na Gruta do Picolé.


Agradecemos a todos que nos acompanharam nestes meses e que de alguma forma contribuíram com nossa realizações. Um agradecimento especial a família do nosso grande irmão André Almir Kastner para que sempre seja lembrado e que sempre será parte deste grupo.

Wlademir Vieira - Presidente do Grupo Manoa Expedições.

Conheça mais o trabalho do Consórcio Quiriri em:
www.quiriri.com.br

Parabenizamos a todos os envolvidos.

Nenhum de nós SOZINHO é tão bom como todos nós JUNTOS.
Todos por um MUNDO melhor.



Comentários

Postagens mais visitadas