Informativo - Junho/2017

Manoa a origem, mitos e lendas.

O informativo do mês  de junho destaca o lançamento do filme Z, a Cidade Perdida que conta a história do explorador britânico Percy Fawcett (Charlie Hunnam), que viaja para a Amazônia no século XX e descobre evidências de uma civilização avançada desconhecida que pode ter habitado a região. O coronel Fawcett foi um dos famosos aventureiros e exploradores que buscavam as lendárias cidades perdidas na América do Sul.
No interior do Brasil, tem sido mencionada, com frequência, uma cidade abandonada desde os primeiros anos que se seguiram à chegada dos portugueses. MANOA, nome que lhe dão os nativos, foi procurada por dezenas de exploradores, a partir do século XVI, sendo os mais conhecidos Francisco de Orellana, Cabeza de Vaca e, neste século, o coronel Percy Fawcett.
Descrita como uma cidade rica em ouro e prata, foi muitas vezes confundida com o lendário Eldorado, também procurada durante muitos séculos pelos conquistadores europeus.
O documento 512 guardado na Biblioteca nacional narra a história da descoberta de uma cidade de pedra no interior da Bahia pelo grupo de bandeirantes que descreveram as ruínas de uma cidade abandonada. Este fato teria motivado exploradores como Fawcett a procurar pelas ruínas das lendárias cidades de pedra do Brasil.
Também o Lago Parime  localizado na América do Sul supostamente em frente a cidade de Manoa, é descrito nos relatos deixados por exploradores. A primeira representação do Lago Parime e da cidade do Eldorado sugiram na obra Travels, de Levinus Hulsius em 1599. Trata-se de um mapa onde aparece um grande lago com a inscrição The lake of Manoa, com um total de 33 afluentes e ilhas de variados tamanhos. Na representação a cidade do Eldorado é situada na esquerda do lago com diversas torres e portões lembrando um castelo medieval e comparada com outras cidades do mapa o seu tamanho é muito destacado.
Mapa Desenhado por
Thomas Hariot em 1595

O grupo Manoa Expedições criado em 2004 na cidade de Blumenau/SC tem suas origens inspiradas na história do explorador Percy Fawcett" que motivou o fundadores da equipe  a utilizarem o nome da lendária cidade perdida para denominar o grupo e a famosa estatueta que supostamente desapareceu com o explorador explorador inglês na lendária expedição de 1925.
 O explorador percy Fawcett e a mítica estatueta de basalto negro


Expedições

No mês de junho o Centro Excursionista Manoa Expedições realizou duas expedições nas montanhas de Santa Catarina. No começo do mês o destino foi o Monte Crista, montanha muito visitada e conhecida pelo grupo Manoa. Em mais uma oportunidade podemos levar amigos para conhecer e aproveitar um final de semana de tempo bom após um período de chuvas.

No domingo dia 18 o Grupo Manoa realizou uma excursão para o morro do Cambirela em Palhoça/SC, O Pico do Cambirela está localizado na Serra do Tabuleiro e domina toda a baía sul,no alto de seu cume uma visão incrível de toda a ilha de Florianópolis e suas encostas, vales verdejantes e árvores centenárias fazem desse cenário um local perfeito para quem gosta de aventuras ao ar livre e natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas