A pedra do Cantagalo




A lenda da pedra do Cantagalo

Na localidade de Torno dos Pintos, no distrito do Saí, parte continental do município de São francisco do Sul, em um lugar de difícil acesso conhecido como morro do cantagalo, existe um grande mistério, contado desde os tempos imemoriais pelos nativos da região. No alto desse morro existe uma grande pedra de formato quase circular, onde segundo a crença local acontecem coisas muito estranhas. È muito comum as pessoas relatarem terem ouvido vozes , presenciarem aparições de luzes e pessoas estranhas naquele morro. Conta a lenda que no morro do cantagalo existe uma passagem para um outro mundo, guardada por um pequeno galo de ouro. O livro “ A Terra Oca “ do escritor e cientista norte-americano Raymond Bernard, editado no Brasil pela editora Record no ano de 1984, cita o local como uma possível entrada para o mundo subterrâneo. Bernard relata a experiência vivida por um dos primitivos colonos alemães em Santa Catarina, que escreveu e publicou um livro em alemão antigo sobre os túneis subterrâneos da região do cantagalo, foram seis anos de estudo e investigações, onde o autor fala do mundo subterrâneo e de sua ligação a superfície da terra através dos túneis que se abrem em Santa Catarina. Essas estórias e fatos conhecidos fazem do cantagalo um lugar inóspito, que desperta o imaginário e a curiosidade de todos aqueles que conhecem a pedra do cantagalo.
Wlademir Vieira- grupo de estudos manoa.

Comentários

Estive ontem 28/02/2010 subindo ao local que desde minha infência queria conhecer, o morro da Pedra Branca.Além de todas lendas e histórias do local a vista é maravilhosa...Chovia tanto na subida quanto na descida, porém fomos agraciados com uma abertura de tempo no exato momno em que lá chegamos...Algo conspirava a nosso favor...Abraços e parabéns pelo belo trabalho por vocês realizados até o momento
Anônimo disse…
Sou natural de Joinville e sinto verdadeiro fascínio por estórias como essa do Morro do Cantagalo. Já baixei e lí o livro Terra Oca e fiquei ainda mais curiosa em saber de um assunto tão interessante e misterioso quanto este. Gostaria de receber mais informações sobre a região e o que ocorre lá. Assim que for possível pretendo conhecer o lugar que deve ser magnífico!
MuriloAvi disse…
Esse morro é incrivel, pode ser avistado da minha casa, do aeroporto, da br, na estrada da ilha, em varios pontos de joinville. Ele é realmente intrigante.. Me aproximei mais dele indo a vila da gloria, la tive uma noção de como é grande realmente.
Tenho muita vontade de subir, mas não conheço os caminhos. Caso aja alguma expedição por favor me contatem:

9918-7761
muriloavi@gmail.com
murilo@izamac.com.br
Anônimo disse…
Estive acampado no morro do Cantagalo com dois colegas,certa hora da noite eu estava em minha barraca deitado quando escutei o ziper da barraca do meu colega abrir de um intervalo de 2 minutos e no outro dia o perguntei do motivo dele ter saido e ele disse que nao havia saido.Ele se assustou com isso e ate hoje comentamos sobre esse acontecimento.Quero voltar la no morro novamente mas com outro colega pois ele sabe de uma caversa que se encontra la,se alguem quiser conversar sobre o assunto e mais relatos de la entre em contato em meu e-mail gildo.navegantes65@gmail.com
Anônimo disse…
Meu sogro foi proprietário de terras em frente ao canta galo, ele contava historias/ acontecimentos daquele morro, ele mesmo subiu varias vezes,era um homem de coragem,segundo ele muitas aparições ja presenciou ,na época andava nas matas do canta galo p/ caçar.minha esposa viveu sua infância naquele local ,hoje ela com 52 anos levei a para subir o morro canta galo. no mes de janeiro de 2016;
Anônimo disse…
rsm@r7.com
Unknown disse…
Estive no morro esse fim de semana.. com meu filho .eu com 40 anos e ele com 21 anos. Isso vai ficar por gerações espero q um dia ele possa subir com seu filho..aquele lugar é diferenciado...é difícil a sua subida ..mas no topo vc vê o qnto é gratificante..espetacular

Postagens mais visitadas